Sagas Literárias, adaptações e Jogos Vorazes

Em novembro a saga Jogos Vorazes (Jogos da Fome, em Portugal) lança nos cinemas a sua continuação para a história de Katniss, Peeta, Gale, a Capital e os 13 distritos de Panem. “Em Chamas” promete ser tão avassalador como o primeiro filme da saga, principalmente agora que o público está mais íntimo dos personagens.
Como toda adaptação de livros para as telonas, os fãs esperam que os filmes sejam o mais fiéis possíveis a sua versão original – e nós sabemos bem que há os diretores que se esforçam para fazer isso e há aqueles que se preocupam em dar seus pitacos em todo o filme, com as melhores das intenções (para as produtoras, lógico).
Jogos Vorazes chegou aos cinemas com a grande responsabilidade de tornar Katniss uma personagem querida pelo público que adora romances e a disputa pelos Jogos Vorazes e toda adrenalina envolvida chamativa o bastante para conquistar um número maior de espectadores que o livro já tinha de leitores. Talvez essa seja uma das poucas adaptações de sagas literárias que seguem quase que fielmente livros, com poucos cortes e mudanças, muitas vezes sutis e necessárias para o andamento do filme, limitado ao tempo de cerca de duas horas. 
Entendo uma adaptação pros cinemas como uma chance do leitor ver os seus personagens preferidos personificados de uma forma mais real, indo além de toda a fantasia criada em nossa cabeça quando lemos o livro. Para quem ainda não leu o livro, a adaptação leva o espectador a conhecer a história, enquanto as mudanças que acontecem nos filmes em relação à literatura trazem a oportunidade do fã que se interessar, conhecer talvez um novo olhar sobre a vida dos personagens, com mais detalhes. Livros e suas adaptações são como filmes de dois finais – leia e assista, e através das diferenças, escolha pra si a história que melhor se adequa aos seus gostos. E esqueça os fãs posers que só leram o livro ou só assistiram o filme e que acham que a verdade absoluta da história está naquilo que viram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui