Festival de Cannes 2014 acontece no próximo mês

O Festival de Cannes desse ano acontecerá de 14 a 25 de maio, essa é 67° edição do festival e acaba de ser divulgado a lista completa das produções que irão disputar a Palm d’Or (Palma de Ouro).
Quando surgiu em 1946 o Festival de Cannes não teve muito destaque, pois quase todos os poucos filmes inscritos levavam um prêmio, porém ao passar dos anos grandes estrelas da época passaram a participar do festival o que acabou consagrando a premiação. Kirk Douglas, Sophia Loren, Grace Kelly, Brigitte Bardot e Cary Grant foram alguns dos nomes que trouxeram popularidade ao festival na década de 50. 
Segundo está escrito no próprio extrato de regulamento do evento (1948):
O objetivo do Festival é encorajar o desenvolvimento de todas as formas da arte cinematográfica, bem como criar e manter um espírito de colaboração entre todos os países produtores de filmes” 
Com isso, Cannes sempre tenta ter em suas indicações filmes de todas as partes do mundo, apesar de nessa edição a grande maioria das produções serem oriundas da Europa e América do Norte. Para muitos o evento é uma forma de consagrar belos trabalhos que quase sempre são esquecidos em premiações consagradas como o Oscar.
Esta edição também contará com um filme asiático e outro Sul-Americano, esse último produzido no país dos nossos hermanos argentinos. As seleções desse ano mostra nomes de vários diretores já consagrados pelo festival, como David Cronenberg, Jean-Luc Godard, os irmãos Dardenne, entre outros. Alice Rohrwacher e o jovem diretor Xavier Dolan são as novas apostas do festival, esse último inclusive é o primeiro destaque da coluna “Vida e Obra” aqui do site, para conferir cliquem aqui. Xavier irá participar da competição oficial com seu novo trabalho: Mommy.
Haverá também a exibição de alguns filmes que não competiram nessa edição do festival. Para conferir a lista completa das produções que participarão dessa edição basta acessar o site oficial da premiação. Abaixo o poster do evento com Marcello Mastroianni, protagonista do filme “” de Federico Fellini, exibido por Cannes em 1963:

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui