Apple apresenta o iOS 8, nova versão do sistema operacional do iPhone, iPad e iPod

    A Apple anunciou nesta segunda-feira (02/06) na convenção WWDC em San Francisco, California, os detalhes da nova versão do sistema operacional de seus dispositivos móveis – iPad, iPhone e iPod -, o iOS 8.
    Em sua oitava versão, o iOS não receberá grandes modificações visuais, permanecendo com o mesmo design do iOS 7, lançado em 2013. As novidades ficam por conta de alguns – poucos – novos recursos.
    As notificações do sistema agora permitiram responder mensagens e interagir com outros aplicativos sem sair do app que já está sendo aberto e utilizado pelo usuário. O mesmo acontecerá na tela de bloqueio, onde também será possível fazer algumas coisas, como por exemplo, aceitar um pedido de amizade no Facebook sem desbloquear o aparelho.
    Outra novidade é o aplicativo “Health”, que irá monitorar a saúde do usuário, com a ajuda do HealthKit, integrando o dispositivo com aplicativos de terceiros. Segundo a Apple, será possível identificar modificações na saúde do usuário e até acionar automaticamente o hospital em caso de emergência.
    Outras novidades estão no botão Home, que com o duplo clique mostrará a lista de contatos recentes no iPhone. O teclado foi melhorado, com sugestão de palavras de uso contínuo do usuário, um recurso já existente há um bom tempo nos dispositivos com Android. A busca do Spotlight irá procurar não só por texto e por conteúdo nos apps instalados no aparelho – agora será possível procurar por filmes, notícias e até artigos na Wikipédia (recurso nativo já encontrado no Windows 8).
    O app iMessage recebe um novo recurso capaz de renomear conversas, como já é possível em vários outros aplicativos mensageiros, inclusive o nativo do Facebook. Também será possível enviar fotos, vídeos e mensagens de voz que são automaticamente destruídas com um tempo, no mesmo estilo do Snapchat.
    A assistente de voz Siri recebeu um pequeno adendo, pois agora abre-se automaticamente ao ouvir o comando “Hey, Siri”, da mesma forma como já acontece no Android ao falar “Ok, Google”. A Siri também idenficará músicas, com a ajuda da integração ao aplicativo Shazam.
    Por fim, o iOS 8 também apresentará dois outros recursos: o Family Sharing, que poderá conectar vários dispositivos de uma família, facilitando o compartilhamento de conteúdos e a loja de aplicativos que poderá notificar os pais quando os filhos tentarem fazer uma compra na loja de aplicativos – assim, os responsáveis poderão ou não autorizar a compra; e o Smart Editing, ferramenta de edição para melhorar fotos e vídeos, semelhante a uma aplicação já existente em alguns aparelhos com Android.
    A App Store receberá uma pequena atualização, mostrando aplicativos semelhantes ao que o usuário está baixando e que talvez possam o interessar. 
    A nova versão do iOS funcionará no iPad 2, iPad Retina, iPad Mini, iPad Mini com Retina Display, iPad Air, iPod 5ª geração e iPhones 4S, 5, 5S e 5C. O iPhone 4 só poderá ser atualizado até o iOS 7 enquanto os usuários do iPhone 3GS ou de gerações anteriores ficarão presos no iOS 6. A atualização do sistema operacional fica disponível em versão Beta a partir dos anúncios realizados neste evento. Ainda não há previsão para o lançamento da versão estável, para todos os usuários, mas é certo que aconteça ainda neste ano.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here