Animage 2014 tem início no Recife com mostras, competições e tudo sobre cinema da animação

Entre o Cinema São Luiz, Cinema da Fundação e locais públicos do Recife,  festival de cinema de animação acontece durante 13 dias em sua 6ª edição

Em sua sexta edição, o Festival Internacional de Animação de Pernambuco – Animage – teve início na última terça-feira (16/09) e vai até o dia 28 de setembro, numa programação de 13 dias de evento com oficinas, exposições, sessões especiais, mostras competitivas e masterclasses em vários locais do Recife, com entrada gratuita.
A abertura ocorreu na última sexta-feira, dia 19, no Cinema São Luiz com a exibição do longa “Is The Man Who is Tall Happy?”, de Michel Gondry. O diretor francês já dirigiu clipes de Björk e o filme “Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças”.
Com recorde de inscrições, o Animage recebeu 611 filmes de 52 países. Os filmes selecionados serão exibidos no Cinema da Fundação e na Caixa Cultural Recife durante seis dias e concorrerão em categorias como Melhor Curta Metragem, Melhor Curta Brasileiro e a escolha do público de Melhor Curta Metragem. Todos os prêmios são em dinheiro. Direção, roteiro, direção de arte, técnica e som receberão menções honrosas.
No São Luiz, o Animage exibirá sessões especiais com longa metragens. Lá serão exibidos “Até que a Sborna nos Separe” de Otto Guerra; “Ernest Et Celestine”, do trio Stéphane Aubier, Benjamim Renner e Vincent Patar; “O Menino e o Mundo” de Alê Abreu; “Cheatin” de Bill Plympton” e “Sinfonia Amazônica de Anélio Latini Filho. Otto Guerra e Alê Abreu estarão no evento para um bate papo com o público após a exibição de seus respectivos filmes.
Longa “O Menino e o Mundo” está na programação do Animage (Divulgação/Animage)
O Animage também contará com mostras especiais, como a seleção de curtas do Festival Internacional de Animação de Ottawa com curadoria do canadense Chris Robinson; a mostra em homenagem ao centenário de Norman McLaren; e a Mostra Erótica, concorrida atração que mostra a sexualidade através da animação pelo terceiro ano seguido no festival.
No Parque da Jaqueira, na Praça do Carmo e no Alto José do Pinho, o festival exibirá animações selecionadas para todas as idades, ao ar livre. Haverá também exposições, como “Kali, O Pequeno Vampiro”, da artista visual portuguesa Regina Pessoa e outra em homenagem a Norman McLaren, pioneiro na animação com desenho direto na película.
“Le Merle” é um dos curtas exibidos em homenagem ao centenário de Norman McLaren (Foto: Divulgação)
O Animage também oferecerá oficinas gratuitas com a presenta de profissionais internacionais e dependendo da área, podem ser abertas para especialistas da área de animação ou para o público em geral. Já as Masterclasses serão apresentadas pelos diretores belgas Emma de Swaef e Marc Roels bem como o canadense Theodore Ushev e a portuguesa Regina Pessoa.
O festival Animage ocorre até o dia 28 de setembro. A programação completa e os locais do evento poderão ser consultados no site oficial do festival.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui