Hoje Eu Quero Voltar Sozinho representará o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2015

Único filme brasileiro premiado no Festival de Berlim, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho pode levar o primeiro Oscar de Filme Estrangeiro para o Brasil

Elenco principal de “Hoje Quero Voltar Sozinho” (Foto: Divulgação)
O Ministério da Cultura divulgou na última quinta-feira (25/09) a escolha do filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2015. O filme dirigido por Daniel Ribeiro foi selecionado por uma comissão especial entre uma lista de 18 longa metragens nacionais.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é o primeiro longa de Daniel Ribeiro, baseado num curta metragem do mesmo diretor. O filme conta história de um adolescente cego super protegido pela mãe e que busca sua independência. A sua vida muda quando chega a mesma turma da escola o Gabriel, um rapaz que o ajuda a descobrir mais sobre sua personalidade e sexualidade. 
O longa foi o único filme brasileiro a ganhar prêmios no Festival de Berlim neste ano – ao todo, quatro produções nacionais concorriam a prêmios. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho ganhou o Teddy Bear, prêmio para filmes como temática homossexual, além de um prêmio da crítica, recebendo também a segunda maior nota na avaliação do público que frequentou o festival.
Se Hoje Eu Quero Voltar Sozinho for indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, será a quinta vez que o Brasil concorrerá ao prêmio. “O Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1994), “O Que é Isso Companheiro?” (1998) e “Central do Brasil” (1999) já foram indicados nesta categoria.
O anúncio foi feito por Marta Suplicy, atual ministra da Cultura. “A obra eleita nos oferece uma história original, com linguagem universal e é também uma obra de alta sensibilidade, que aborda a temática adolescente em situações extremas”, falou a ministra em discurso. “Fico feliz com a seleção, nos tira de situações com ‘cara de Brasil’, tem uma linguagem universal, com uma história que pode ocorrer em qualquer lugar”, conclui.
Se Hoje Eu Quero Voltar Sozinho garantirá uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, só saberemos em janeiro de 2015. Já a cerimônia de premiação será no dia 22 de fevereiro em Los Angeles, nos Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui