Crítica: Bob Esponja – Um Herói Fora D’Água

O desenho animado Bob Esponja, criado por Stephen Hillenburg, está no ar desde 1999 mas só foi levado pela primeira vez às telonas em 2004. Bob Esponja – Um Herói Fora D’Água, (The Spongebob Movie: Sponge Out Of Water) é o segundo filme da esponja mais famosa da Fenda do Biquíni. A história desse novo filme começa a partir de mais uma das tentativas de Plankton de roubar a fórmula secreta do hambúrguer de siri. Até aqui tudo bem, afinal mesmo sendo essa uma das história mostrada na TV, é esse desejo de Plâncton pelo hambúrguer de siri uma das micro-histórias dentro da narrativa que consegue nos tirar um bom riso.

Uma das coisas que mais chamam a atenção é o inicio da história, pois ela possui um narrador ativo, o pirata Barba Burguer, que ao longo da trama se mostra o verdadeiro vilão. No caminho contrário ao do pirata, Plankton vai construindo com a ajuda de Bob Esponja uma empatia e caráter que o retira do posto de vilão. É claro que em torno dessas mudanças de perfil de personagens muitas cenas acontecem e são essas as responsáveis por fazer o filme perder a qualidade.

Quando a Fenda do Biquíni fica a beira de um apocalipse, pois a fórmula secreta sumiu do Siri Cascudo e todos acabam culpando Plankton, Bob Esponja resolve defendê-lo, pois estava com ele na hora que a fórmula sumiu e sabe que a culpa não é dele. Tudo isso o coloca na mira dos moradores junto com Plankton até eles resolverem formar uma equipe para recuperar a fórmula perdida.

Eles são levados a construir uma máquina do tempo na tentativa de reparar a perda, mas são essas viagens no tempo que desnorteiam a narrativa com a aparição de personagens que causam total estranhamento devido a sua “postura”, como é o caso do golfinho, além de atrasar o momento que todos esperam e foi tão reforçado pela produção, não só pelo nome mais também pelos trailers e comerciais – o momento em que Bob Esponja e sua turma saem do mar.

Há também um perceptível esforço da produção em provocar o riso, entretanto elas aparecem de forma tão forçada que causam o efeito contrário. Já em relação ao design do filme a direção de arte se saiu bem com a construção de cenários e personagens. Bob Esponja – Um Herói Fora D’Água tem uma história divertida, mas peca na montagem e na fraca direção que não soube reinventar com sucesso a disputa pela fórmula secreta do hambúrguer de siri.

Por: Lais Rilda

Bob Esponja – Um Herói Fora D’Água (The Spongebob Movie: Sponge Out Of Water, EUA, Córeia do Sul, 2015)

Avaliação do editor:

3
(3/5)

Sinopse: Quando a ultrassecreta receita do Hambúrguer de Siri é roubada, o caos se instaura no fundo do mar. Para salvar a pátria, Bob Esponja e o vilão Plankton precisam unir suas forças em uma viagem através do tempo e do espaço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui