Oscar 2015: Birdman ganha estatueta de melhor filme. Confira os vencedores!

Diretor, elenco e produção de "Birdman", vencedor do Oscar 2015 de Melhor Filme (Foto: John Shearer/Invision/AP)
Diretor, elenco e produção de “Birdman”, vencedor do Oscar 2015 de Melhor Filme (Foto: John Shearer/Invision/AP)

A cerimônia do Oscar 2015, apresentada na noite deste domingo (22/02) pelo ator Neil Patrick Harris direto do Dolby Theater em Los Angeles nos EUA, consagrou o longa “Birdman” como o melhor filme da temporada. A produção do mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu levou quatro estatuetas, inclusive de Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado.

Ao lado de “Birdman” no pódio está o filme “O Grande Hotel Budapeste”, de Wes Anderson que também levou quatro estatuetas. O longa “Boyhood – Da Infância a Juventude”, de Richard Linklater, era uma das apostas ao prêmio de Melhor Filme, mas ficou de fora e ganhou apenas um prêmio para Patricia Arquette, de Melhor Atriz Coadjuvante, por sua atuação no filme.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood também surpreendeu com três estatuetas para “Whiplash – Em Busca da Perfeição”. Para o filme já era esperada a consagração de J.K. Simmons como Melhor Ator Coadjuvante, mas o longa ainda foi premiado pela sua Mixagem de Som e Montagem, desbancando “Interestelar” e “Boyhood”, os preferidos nessas categorias, respectivamente.

Ao lado de “Boyhood”, os filmes “Sniper Americano”, “O Jogo da Imitação”, “Selma”, “Interestelar”, “Para Sempre Alice” e “A Teoria de Tudo” ficaram com apenas uma estatueta do Oscar.

Julianne Moore venceu o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em “Para Sempre Alice”, onde interpreta uma mulher com Alzheimer. O longa “Selma” venceu a categoria de Melhor Canção. A música “Glory” também foi apresentada ao vivo na cerimônia, cuja interpretação do cantor John Legend junto a um coral foi bastante aplaudida e arrancou lágrimas da plateia. Já a cantora Lady Gaga também foi bastante elogiada pelo público, principalmente nas redes sociais, ao interpretar uma canção em homenagem ao filme “A Noviça Rebelde”. Ao subir ao palco, a intérprete da personagem título Julie Andrews fez questão de parabenizar a cantora.

O longa polonês “Ida” cumpriu com as espectativas e levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O documentário “CitizenFour”, foi sobre o escândalo de documentos secretos por Edward Snowden venceu o prêmio de Melhor Documentário em Longa Metragem. Assim, “O Sal da Terra”, que trazia a história do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, volta pra casa sem prêmio.

O Oscar de Melhor Animação surpreendeu com a vitória de “Operação Big Hero”, super produção e bem trabalhado filme da Disney, que ano passado já havia levado a estatueta por “Frozen – Uma Aventura Congelante”. A sequência “Como Treinar o Seu Dragão 2” era a grande aposta, mas acabou sendo desbancado pela aventura do robô inflável Baymax. O Melhor Curta de Animação foi “Feast” (“O Banquete”), sobre um cachorro e sua relação com seu dono e que foi lançado nos cine sendo exibido antes do filme “Operação Big Hero” começar.

Confira a lista completa dos vencedores:

MELHOR FILME
 “Birdman”

MELHOR DIRETOR
Alejandro González Iñárritu – “Birdman”

MELHOR ATOR
Eddie Redmayne – “A Teoria de Tudo”

MELHOR ATRIZ
Julianne Moore – “Para sempre Alice”

MELHOR ATOR COADJUVANTE
J.K. Simmons – “Whiplash – Em Busca da Perfeição”

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Patricia Arquette – “Boyhood – Da Infância à Juventude”

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
“Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
“O Jogo da Imitação”

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
“Ida” – Polônia

MELHOR ANIMAÇÃO
“Operação Big Hero 6”

MELHOR DOCUMENTÁRIO
“Citizenfour”

MELHOR MONTAGEM
“Whiplash – Em Busca da Perfeição”

MELHOR FOTOGRAFIA
“Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”

MELHOR EFEITOS VISUAIS
“Interestelar”

MELHOR MAQUIAGEM
“O Grande Hotel Budapeste”

MELHOR FIGURINO
“O Grande Hotel Budapeste”

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
“O Grande Hotel Budapeste”

MELHOR TRILHA SONORA
“O Grande Hotel Budapeste”

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Glory” de “Selma”

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
“Sniper Americano”

MELHOR MIXAGEM DE SOM
“Whiplash – Em Busca da Perfeição”

MELHOR CURTA-METRAGEM
“The Phone Call”

MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM
“O Banquete”

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
“Disque-Crise para Veteranos”

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui