Reality shows de culinária ganham a TV aberta brasileira

Com BBB e A Fazenda ficando saturados, emissoras buscam em formatos de culinária como Masterchef, Hell's Kitchen e Bake Off um novo gás para as competições na tv aberta.

Masterchef é uma das maiores audiências da Band e traz uma competição entre aspirantes a chef de cozinha (Divulgação/Band)
Masterchef é uma das maiores audiências da Band e traz uma competição entre aspirantes a chef de cozinha (Divulgação/Band)

Foi-se o tempo em que reality show no Brasil se resumia a uma casa ou um fazenda ocupada por pouco mais de uma dúzia de participantes tentando conviver com suas diferenças em meio a um barraco ou outro. Embora programas como “Big Brother Brasil” e “A Fazenda” ainda estejam entre os mais assistidos, a sua audiência não é mais a mesma. Diante de um formato saturado, os canais procuram por novos formatos estrangeiros e os adaptam para o público brasileiro – é aí que a cozinha vira o foco principal.

Se na tv paga os programas de culinária já faziam sucesso, a onda de competição de cozinheiros chegou a tv aberta no segundo semestre do ano passado, com a estreia do Masterchef, na Band. O formato britânico, aqui apresentado por Ana Paula Padrão, traz uma competição de pessoas comuns como aspirantes a chef de cozinha, avaliados pelos jurados Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella. Em sua segunda temporada, é uma das maiores audiências da Band, indo ao ar todas as terças-feiras. O sucesso da versão brasileira do Masterchef foi tão grande que foi comprado pelo canal pago TLC, que exibe os episódios da segunda temporada com uma semana de atraso em relação a tv aberta, nas segundas-feiras, e reprises aos domingos.

Embora produzido ao mesmo tempo que o Masterchef, o Cozinha Sob Pressão só veio a estrear um mês depois, em 2014. O programa é uma versão brasileira do formato Hell’s Kitchen, que ficou famoso pela apresentação do chef de cozinha escocês Gordon Ramsey. O Cozinha Sob Pressão é comandado pelo chef carrasco Carlos Bertolazzi, que avalia junto a convidados os pratos produzidos pelo participantes, que inicialmente competem em grupos e depois, individualmente. A disputa vai ao ar pelo SBT aos sábados e os episódios ficam disponíveis no aplicativo do canal, on demand.

O chef Carlos Bertolazzi é o Gordon Ramsey brasileiro em Cozinha Sob Pressão, do SBT (Divulgação/SBT)
O chef Carlos Bertolazzi é o Gordon Ramsey brasileiro em Cozinha Sob Pressão, do SBT (Divulgação/SBT)

Perto do fim da segunda temporada do Cozinha Sob Pressão – Hell’s Kitchen, o SBT já prepara um novo programa de culinária para substituí-lo. A novidade é uma versão brasileira do formato britânico “The Great Bake Off”, que por aqui será chamado de Bake Off Brasil – Mão na Massa. Comandado por Ticiana Villas Boas, o reality show – com estreia prevista para 25 de julho – trará pessoas comuns que irão por a mão na massa, trabalhando na cozinha como confeiteiros. Os bolos feitos pelos participantes nas competições serão avaliados pelo time de jurados composto pela chef confeiteira  Carolina Fiorentino e o empresário Fabrizio Fasano Jr.

E a competição não é só para adultos – as crianças também terão vez na cozinha com o Masterchef Junior, que ganhará também uma edição nacional. O programa já está confirmado pela Band e deve estrear ainda neste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui