Início Televisão Rede Globo obtém direitos patrimoniais de projetos enviados por participantes de edital

Rede Globo obtém direitos patrimoniais de projetos enviados por participantes de edital

Participantes do Globo Lab cedem direitos autorais de seus projetos para a Rede Globo ao aceitarem termos de inscrição (Divulgação/Globo.com)
Participantes do Globo Lab cedem direitos autorais de seus projetos para a Rede Globo ao aceitarem termos de inscrição (Divulgação/Globo.com)

A Rede Globo lançou recentemente o edital para o “Globo Lab – Um Laboratório de Ideias”. O projeto convoca roteiristas e produtores do audiovisual, experientes ou aspirantes, para enviar uma proposta de uma websérie de 5 a 10 episódios para exibição na plataforma Gshow, o portal de entretenimento da emissora carioca.

Diante do processo de inscrição, os interessados deve estar atento ao edital, que nas entrelinhas, informa que o participante repassa os direitos patrimoniais de autoria dos projetos ao aceitar os termos de participação do processo.

7.10 Os Participantes, no ato de aceite e assinatura deste Termo, cedem e transferem à Globo, na integralidade, a título universal, em caráter total, definitivo, irrevogável e irretratável, para utilização a qualquer tempo, no Brasil e/ou no Exterior, todos os direitos patrimoniais de autor sobre os Projetos inscritos, suas estórias, personagens, enredos e tramas, em conjunto ou isoladamente, para fins de produção de obras audiovisuais, para exibição e reexibição em televisão aberta, fechada, pay-per-view ou VOD, por cabo, satélite, IPTV, ou qualquer meio de transmissão de sinais existente ou que venha a existir, podendo disponibilizá-los na Internet e/ou telefonia, fixa ou móvel, ou em qualquer rede de informações, sem que seja devida ao Participante qualquer renumeração.

Dessa forma, o participante cede os direitos de autoria sobre os projetos, dando liberdade a Rede Globo de criar obras baseadas nessas propostas sem citar o autor original, que enviou o texto. Além disso, o conteúdo pode ser veiculado não só no Gshow – que é a proposta do “Globo Lab” – como também na televisão e nos serviços on demand e TV por internet.

O “Globo Lab” dará aos finalistas workshops e mentorias no Projac e o vencedor terá seu projeto transformado em websérie para o Gshow, e terá sua assinatura como criador da produção. Os demais participantes que não foram classificados bem como os finalistas cedem, conforme a cláusula anteriormente citada do edital, os direitos patrimoniais de autoria dos seus projetos de websérie para a Rede Globo.

As informações foram divulgadas por Thiago Venco, empreendedor e graduado em cinema através do fórum JusBrasil.

- Publicidade -
Paulo Cavalcante
Paulo Cavalcantehttp://www.cafedeideias.com
Professor, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a sétima arte e a dramaturgia para as diferentes telas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas do site



Mais lidas