Joker (Divulgação/DC Comics).
The Joker (Divulgação/DC Comics).

Um dos maiores vilões – se não, o maior – da galeria de vilões do Batman, o Coringa (Joker) é um dos personagens mais querido e conhecido da DC Comics, apesar do sua personalidade insana e seus atos violentos e inconsequentes.

Ao longo de sua história o Coringa já aprontou muito e sofreu algumas mudanças até chegar ao que conhecemos hoje. E o Café de Ideias traz para vocês 10 curiosidades sobre o Palhaço do Crime mais amado do universo da DC. Confira:

1-  Primeira aparição

O Coringa surgiu no ano de 1940 em Batman #1, primeira edição da HQ do Batman, nela o vilão foi apresentado como um macabro palhaço criminoso que matava suas vítimas com uma espécie de gás do riso. Que em contato com a vítima paralisava os músculos faciais desta a deixando com um sorriso em seu rosto.

2- História de origem

Em 1951, o roteirista Bill Finger deu ao Palhaço a sua primeira história de origem, em Detective Comics #168. Nesta HQ ele era o assaltante Capuz Vermelho que após um assalto acidentalmente caiu numa mistura química que deixou sua pele esbranquiçada, cabelos esverdeados e lábios avermelhados. Mas foi em A Piada Mortal que conhecemos a história de origem mais aceita e difundida do personagem.

A HQ revela que no passado o Coringa era um comediante de Stand-up mal sucedido que aceitou participar de um assalto a fim de dar melhores condições financeiras para sua esposa grávida. Mas teve seus planos arruinados quando o Batman surgiu o deixando amedrontado a ponto dele se jogar em um tonel com ácido e outros produtos químicos. O acidente atrelado a morte de sua esposa, transformaram o ex-comediante no insano que conhecemos hoje.

3- Palhaço

Em 1954 tanto o Coringa quando demais vilões do Morcego sofreram alterações em suas histórias e personalidades. As mudanças ocorreram devido a vigência do Comics Code Authority, uma espécie de “Código dos quadrinhos” regulador das HQs americanos. Durante este período o Palhaço do Crime se tornou um ladrão engraçado, que gostava de pregar peças em Batman e Robin.

4- Visual

O visual do Coringa foi inspirado em um personagem do filme mudo norte-americano O Homem de Ri  (The Man Who Laughs) de 1928. O longa é uma adaptação de uma obra, de mesmo nome, do escritor francês Victor Hugo, e conta a história de um homem que foi desfigurado, ainda criança. E a partir de então permanece com um sorriso perene em seu rosto.

o-homem-que-ri
Conrad Veidt em The Man Who Laughs (O Homem que ri).

5- Cinto de utilidades

Diferente do famoso cinto de utilidades do Batman, o acessório do Palhaço do Crime possuía apetrechos um tanto quanto inusitados, que incluíam feijões saltitantes, cigarros explosivos, pílulas de coceira e dispositivos de dar choque.

Cinto de utilidades do Coringa.

 6- Sem rosto

Em Dective Comis #1 dos Novos 52, o Coringa se mostra totalmente insano. E entre tantos atos bizarros presenciados nesta história em quadrinhos, o Palhaço do Crime pede para que o vilão Mestre dos Bonecos arranque a sua face. E o pedido é atendido!

7- A Coringa

Em Flashpoint (Ponto de Ignição), evento que mudou o universo dos quadrinhos da DC Comics e gerou o reboot dos títulos da editora trouxe um Coringa diferente de tudo o que já conhecemos. Após a morte de Bruce Wayne no Beco do Crime, Martha Wayne perde a lucidez e se torna “o Coringa” desta linha temporal.

Martha Wayne (Gif por Giphy).

8- Superman

Em Injustiça: Deuses entre nós #1 o Coringa direciona sua insanidade ao Superman e sua esposa grávida, Lois Lane. Juntamente com Arlequina ele articula um dos planos mais doentios de sua carreira. Após sequestrar Lois e colocar em seu coração um dispositivo, que acionava a explosão de uma bomba nuclear na cidade de Metrópolis. O Palhaço do Crime droga Superman com um composto do gás do medo e  kryptonita. Sob efeito da droga o herói tem alucinações que o fazem confundir sua amada com Apokalypse e por isso ele acaba a matando. Quando o coração de Lois Lane para de bater a bomba é acionada e a população de Metrópolis é dizimada.

Superman e Coringa em Injustice: Deuses entre nós #1 (Reprodução da HQ).
Superman e Coringa em Injustiça: Deuses entre nós #1 (Reprodução).

9- Monty

Livre de Arkham em The Joker o Coringa resolve fazer uma visita a Monty, seu antigo companheiro de crime. Em um clube decadente de strip o Palhaço descobre que este havia transformado Harley Quinn em uma stripper e resolve arrancar a pele  do seu antigo parceiro de crime, enquanto este ainda está vivo.

10- Imperador Coringa

Como nem só de coisas ruins vive um vilão, após roubar os poderes de Mr. Mxyzptlk, duende da quinta dimensão, o Palhaço do Crime constrói um mundo segundo sua imagem e semelhança. Onde sua maior diversão é torturar e matar o Batman revivendo-o dia após dia, só para ter o prazer de começar tudo de novo.

 

1 COMENTÁRIO

  1. adorei as curiosidades, tenho as 2 HQ’s do coringa: a piada mortal e Coringa-brian azzarelo (the joker).
    no momento estou completamente viciada no coringa, tenho roupas, objetos, acessórios tudo sobre ele. amo muito ele, passei 2 semanas decorando tudo sobre ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui