X-Men: Chris Claremont fala sobre o declínio dos mutantes nos quadrinhos

Escritor faz duras críticas a Marvel Studios e a 20th Century Fox.

Capa tripla de X-Men #1 (Reprodução).
Capa tripla de X-Men #1 (Reprodução).

O escritor mundialmente famoso Chris Claremont, em entrevista ao Bleeding Cool, comentou sobre o declínio das revistas dos X-Men. O co-criador de inúmeros mutantes e roteirista de histórias épicas destes, como ‘A Saga da Fênix Negra‘ e ‘Dias de Um Futuro Esquecido‘, culpabilizou a disputa entre a Marvel Studios e a 20th Century Fox, pelo direito de imagem nos cinemas da equipe, pela decaída dos heróis nos quadrinhos.

Para o escritor o problema dos Mutantes não é unicamente as vendas, mas a rivalidade entre as empresas multibilionárias que as impedem de se dedicar assiduamente as suas produções que se referem à equipe de heróis. “Não tem nada a ver com as vendas em quadrinhos, tudo o que acontece se deve ao fato de que o direito dos filmes pertence a uma empresa rival”.

“Eu garanto que se 10 anos atrás, quando a Marvel abordou a Disney, os direitos tivessem ficado com a Marvel Studios e não da Fox, os X-Men provavelmente seriam a revista central do cânone. […] Então, acho que atitude corporativa é: ‘Por que vamos promover um título que vai beneficiar os filmes da empresa concorrente quando nós podemos colocar nossa energia  e entusiasmo centralizados em algo que seja totalmente nosso”, declarou Claremont.

Perguntado sobre a possibilidade da equipe de mutantes voltarem ao domínio da Marvel Studios, Chris Claremont respondeu:

“Se em algum momento a Fox decidir que os X-Men não são mais lucrativos, tenho certeza que um acordo será acertado com a Disney. Creio também que um acordo desse tipo é extraordinariamente caro. […] Essas perguntas cabem melhor para o Axel [Alonso] [editor chefe da Marvel] e a empresa Marvel do que a mim. Minha opinião agora é tão válida quanto a de qualquer fã desse prédio. Estamos falando de negócios, estamos falando de empresas – o que não tem absolutamente impacto nenhum”.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here