Confira 10 curiosidades sobre a Mulher-Maravilha

Listamos 10 curiosidades sobre a setentona Mulher-Maravilha.

Mulher-Maravilha – Wonder Woman – (Reprodução/Internet).

Semi-deusa, ultra poderosa, Embaixadora da ONU, ícone feminista. Ao longo dos anos a Mulher-Maravilha sofreu algumas mudanças e se consagrou como integrante da Trindade da DC Comics, juntamente com o Batman e o Super-Homem. Com muita história para contar nós, do Café de Ideias, trouxemos 10 curiosidades sobre a super-heroína.

1- Setentona

A Mulher-Maravilha foi criada por William Moulton Marston, psicólogo – PHD pela Universidade de Harvard -, quadrinista e inventor do polígrafo, utilizado como detector de mentiras. Marston era também um ativista feminista e acreditava que a sociedade seria muito melhor caso fosse governada pelas mulheres. A primeira aparição da Mulher-Maravilha ocorreu em 1941 na revista All Star Comic #8.

2- Suprema

Inicialmente os editores a nomearam por Suprema, a Mulher-Maravilha no entanto o nome se aproxima em muito com  Superman, o Homem de Aço. Então foi decidido que seria utilizado apenas a segunda parte do nome dela, melhor né?! 

3- Filha de Zeus

Sem dúvidas uma das histórias mais conhecidas da “gestação” da Mulher-Maravilha é aquela que conta como sua mãe, Hipólita, a criou a partir do barro e os deuses lhe concederam a vida e demais atributos. Mas foi em Os Novos 52 que Zeus, rei dos deuses e pai dos homens, assumiu a paternidade da super-heroína que continuou tendo Hipólita, Rainha das Amazonas, como mãe.

4- Agraciada pelos deuses

Tendo Zeus e Hipólita como pais Diana recebeu diversos presente dos deuses, assim que nasceu. Do seu pai veio a habilidade de voar, Atena lhe deu sabedoria, Hermes lhe deu velocidade, Deméter força e poder, Afrodite lhe concedeu enorme beleza e coração amoroso, Hefesto lhe deu imunidade ao fogo, os braceletes e seu laço mágico, os gêmeos Ártemis Apolo lhe deram olhos de caçadora, compreensão das feras e capacidade de cura acelerada, Héstia lhe deu afinidade com o fogo para que os corações se abrissem para ela e seu tio Poseidon lhe deu destreza no nado.

5- Mjölnir

Mjölnir, o famoso martelo de Thor, já foi levantado pela super-heroína. Em Marvel vs DC  (1996) enquanto o Deus do Trovão enfrentava Shazam ele deixou o seu martelo cair e Diana facilmente o levantou. Porém ela recusou usá-lo em sua luta contra Tempestade, pois acredita que teria uma vantagem injusta sobre a X-Men, minutos depois a Mutante a eletrocuta.

Mulher-Maravilha levanta o martelo de Thor.

6- Embaixadora

Em comemoração aos seus 75 anos, completados em 2016, Diana foi intitulada Embaixadora Honorária da ONU para o Empoderamento de Mulheres e Meninas –Veja aqui. Mas não é de hoje que ela assume o cargo de Embaixadora, Diana já assume esse posto, nos quadrinhos, há bastante tempo. Como representante das Amazonas no mundo exterior cabe a ela o cargo diplomático dado por sua mãe.

7- Sem poderes

Durante as eras de Ouro e Prata, dos quadrinhos, muitos personagens possuíam mais poderes dos que conhecemos hoje. A Mulher-Maravilha por exemplo chegou a possuir controle mental, projeção astral e super-sopro. Mas a fim de tornar os seus personagens mais próximos da realidade a DC retirou alguns poderes de seus super-heróis. Na mesma época Diana se recusa a ir para outra dimensão com as Amazonas, restaurar seus poderes, e perde seus poderes. Nos anos 60, quando ela era uma “mulher comum”, a Amazona passou a ser dona de uma boutique em Nova York.

8- Reino Unido

Em Flashpoint Mulher-Maravilha e Aquaman lideram uma guerra sem precedentes entre as Amazonas e o povo de Atlântida. Enquanto Atlantes submerge toda a Europa Ocidental no Oceano, as Amazonas proclamam o Reino Unido como a Nova Themyscira. O confronto entre eles gera cerca de mais 130 milhões de mortos no continente europeu –Saiba mais sobre Flashpoint.

Aquaman e Mulher-Maravilha na animação Liga da Justiça- Ponto de Ignição.

9- Amálgama

Em Amálgama, evento que unia – literalmente – os personagens do universo da Marvel e da DC Comics, a união de Mulher-Maravilha e Tempestade gerou Ororo de Themyscira. A Amazona-Mutante criada pela Rainha Hipólita tinha os mesmos poderes da Mulher-Maravilha e ainda a habilidade de controlar o clima. A super-heroína levava sempre consigo o laço do trovão, que fazia os seus inimigos confessarem seus planos.

amazon5

10- Uniformes

O primeiro uniforme da super-heroína consistia em uma saia azul com estrelas brancas e um cropped vermelho com o famoso símbolo da águia estampado – look básico. No finalzinho da década de 40 muitos leitores consideravam o uniforme vigente muito vulgar pois eles deixava as costas da personagem a mostra.

Com o passar dos anos algumas alterações foram feitas na vestimenta da Mulher-Maravilha, que assim como outras tantas personagens femininas sofre com a hiperssexualização. Ela já usou short, uma espécie de maiô, bastante presente nas animações, e recentemente podemos vê-la de calça azul e camiseta vermelha.

Trajes da Mulher-Maravilha (Imagens: internet e Museu do Herói).

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui