‘Elle’ e ‘Aquarius’ são premiados pelo Sindicato de Críticos de Cinema da França

Aquarius, filme brasileiro do cineasta Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio de melhor filme estrangeiro pelo Sindicato de Críticos de Cinema da França.

Elle (Reprodução/Sony Pictures)
Elle (Reprodução/Sony Pictures)

O Sindicato de Críticos de Cinema da França divulgou os vencedores da sua premiação anual, que aconteceu na noite desta segunda-feira (30) na Cinemateca Francesa, em Paris. O longa Elle, do diretor Paul Verhoeven (“Robocop”) foi escolhido o Melhor Filme Francês e fazendo história na premiação – é o primeiro filme dirigido por um não-francês a receber um prêmio nesta categoria.

Elle recentemente recebeu 11 indicações ao Cesar, conhecido como o “Oscar francês”, além de ter ganhado dois Globo de Ouro 2017 na categoria de Melhor Atriz pela atuação de Isabelle Hupert e Melhor Filme Estrangeiro. O longa ainda concorre ao Oscar na categoria de melhor atriz pela atuação da protagonista.

Já o brasileiro Aquarius foi escolhido como o Melhor Filme Estrangeiro. O drama dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Sonia Braga não foi escolhido pelo Brasil para representar o país na corrida pelo Oscar mas vem arrecandando vários prêmios ao redor do mundo.

O thriller francês Diamant Noir de Arthur Harari foi escolhido como o Melhor Filme Francês Estreante. Já Dogs, de Bogdan Mirica, foi escolhido o Melhor Filme Estreante Estrangeiro.

O prêmio para TV ficou para The Bureau – produção de Mathieu Kassovitz que ganha a categoria de Melhor Série pelo segundo ano consecutivo – e para Le Passe-Muraille, na categoria de melhor Filme para TV.

Edição francesa do DVD de "A Tartaruga Vermelha" (Divulgação/West Side)
Edição francesa do DVD de “A Tartaruga Vermelha” (Divulgação/West Side)

O Sindicato dos Críticos de Cinema da França também premiam o melhor lançamento em DVD, que este ano premiou o filme A Tartaruga Vermelha, filme dirigido por Michael Dudok de Wit e co-produção entre Wild Bunch, Why Not Productions e Studio Ghibli, lançado no país em mídia física pela Wild Side.

O Sindicato de Críticos de Cinema da França (Syndicat Français de la Critique Cinema) é composto por cerca de 250 críticos e jornalista e é atualmente presidido pela crítica Isabelle Danel.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui