Dois indicados ao Oscar 2017 levaram para casa os prêmios principais do Lumiere Awards, premiação francesa equivalente ao americano Globo de Ouro. O longa Elle de Paul Verhoeven é o grande vitorioso, sendo premiado em três categorias. Já a animação franco-suíça Minha Vida de Abobrinha venceu a categoria de Melhor Filme de Animação.
A cerimônia reuniu a imprensa estrangeira da França no Madeleine Theater, em Paris, onde premiou os ganhadores de cada categoria do Lumiere Awards. “Elle” venceu as categorias de Melhor Filme e Melhor Direção para o cineasta Paul Verhoeven e Melhor Atriz pela interpretação da protagonista Isabelle Hupert.
A animação “Minha Vida de Abobrinha” se destacou ao vencer a categoria de Melhor Roteiro e Melhor Animação. Já o prêmio de Melhor Ator ficou para Jean-Pierre Leaud por sua atuação no longa The Death of Louis XIV, que também levou o prêmio de Melhor Fotografia.
O Lumiere Awards existe desde 1995 e ao longo dos anos vem ganhando prestígio. A academia é formada por jornalistas de 20 países estrangeiros que atuam na França, semelhante ao Globo de Ouro que reúne como júri a imprensa estrangeira que trabalha nos EUA. As comparações com a premiação americana não param por aí – enquanto o Globo de Ouro é conhecido como uma prévia do Oscar, o Lumiere Awards é considerado uma prévia do Cesar, que este ano indicou o filme brasileiro Aquarius na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Confira a lista completa de vencedores do Lumiere Awards:
Melhor Filme
Elle, de Paul Verhoeven
Melhor Diretor
Paul Verhoeven por Elle
Melhor Atriz
Isabelle Huppert por Elle
Melhor Ator
Jean-Pierre Leaud por The Death of Louis XIV
Melhor Roteiro
Celine Sciamma por My Life as a Zucchini
Melhor Fotografia
Jonathan Ricquebourg por The Death of Louis XIV
Melhor Ator Revelação
Damien Bonnard por Staying Vertical
Melhor Atriz Revelação
Oulaya Amamra e Déborah Lukumuena por Divines
Melhor Filme de Animação
My Life as a Zucchini, de Claude Barras
Melhor Filme de Estreia
Divines, de Houda Benyamina
Melhor Filme Estrangeiro
Hedi, de Mohammed Ben Attia (Tunisia)
Melhor Documentário
A Journey Through French Cinema, de Bertrand Tavernier
Melhor Música
Ibrahim Maalouf por Dans les forets de Siberie (In the Forests of Siberia)