O Festival de Cannes definiu o corpo de jurados que irá escolher o filme vencedor da Palma de Ouro em sua 70ª edição. Presidido pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar, o júri é composto por quatro homens e quatro mulheres com grande representatividade na indústria do cinema de Hollywood e internacional.
A Palma de Ouro é o prêmio máximo do Festival de Cannes, que este ano será entregue ao vencedor no dia 28 de maio. Confira a lista completa de jurados:
Maren Ade
Maren Ade ganhou um grande destaque na indústria cinematográfica no ano passado quando seu filme Toni Erdmann estreou em Cannes, recebeu diversos prêmios pelo mundo e ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Antes, a cineasta já havia fundado uma produtora – a Komplizen Film – e lançou outros filmes de sucesso como “Forest for the Trees” (vencedor do prêmio especial do júri em Sundance) e “Todos os Outros” (melhor filme e atriz no Festival de Berlim).
Will Smith
Will Smith é multitalentoso. Começou na música, somando 4 prêmios Grammy no currículo e logo migrou para a TV, onde estrelou a sitcom “Um Maluco no Pedaço”. No cinema, tem duas indicações ao Oscar por sua atuação em “Ali” e “À Procura da Felicidade”. O ator também contribui com movimentos sociais – ele e sua esposa possuem uma fundação que ajuda famílias carentes.
Paolo Sorrentino
Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro por “A Grande Beleza” e com uma indicação na mesma categoria em 2015 por “A Juventude”, Paolo Sorrentino é um dos cineastas e roteiristas mais evidentes dos últimos anos. Com sete dos seus filmes passando primeiro por Cannes, o diretor se arriscou também na TV e obteve críticas bastante positivas com a recém lançada minissérie The Young Pope, que chega ao Brasil no dia 30 de abril pelo Fox Premium.
Gabriel Yared
Um dos compositores mais procurados do cinema mundial, Gabriel Yared começou sua carreira ao retornar para a Europa após passar por aulas na França e aqui no Brasil. Premiado, Yared recentemente contribuiu com a composição da cinebiografia francesa Chocolate e já colaborou com filmes de Xavier Dolan, Jean Luc-Godard e Anthony Minghella, esse último que deu a ele o Oscar de melhor trilha pelo seu trabalho no filme “O Paciente Inglês”.
Jessica Chastain
A jovem atriz californiana já participou de grandes produções Hollywoodianas como “Histórias Cruzadas”, “Interestelar”, “Perdido em Marte”, “A Hora Mais Escura” e “O Ano Mais Violento”. Com duas indicações ao Oscar, Jessica Chastain lançou uma produtora, a Freckle Films”, e está confirmada no próximo filme do cineasta canadense Xavier Dolan, “A Vida e a Morte de John F. Donovan”.
Park Chan-Wook
Vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes pelo filme “Oldboy”, recebeu também o prêmio especial do Júri com “Sede de Sangue”. Estreou em Hollywood com elogios da crítica ao produzir “Expresso do Amanhã” e recentemente voltou aos holofotes com A Criada, filme lançado no ano passado (e no começo deste ano no Brasil) que recebeu diversos prêmios ao redor do mundo.
Também compõem o júri:
Agnès Jaoui – Cineasta vencedora de 4 prêmios César pelo filme “O Gosto dos Outros” e vencedora do prêmio de melhor roteiro em Cannes por “Uma Questão de Imagem”.
Fan Bingbing – Atriz que estrelou o filme “Cell Phone”, filme chinês de maior bilheteria em 2003. Estreou em Hollywood em “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido”, atuou e venceu diversos prêmios pelo filme “I Am Not Madame Bovary” e está na lista da TIME como uma das 100 personalidades mais influentes de 2017.