Pela primeira vez na história de mais de 60 anos de Doctor Who, a série será protagonizada por uma mulher. A atriz Jodie Whittaker foi escolhida como a 13ª regeneração do Doctor, substituindo Peter Capaldi neste papel. O anúncio foi feito no último domingo (16) pela BBC.
Whittaker é mais conhecida do público brasileiro por seu papel na série Broadchurch, que vai ao ar na TV paga pelo canal Mais Globosat, e que ela protagoniza ao lado de David Tennant, que já foi um Doctor em Doctor Who.
Após o anúncio a atriz se pronunciou sobre a decisão da BBC e diz estar “um pouco nervosa” para assumir um papel de grande responsabilidade.
“Ser convidada a interpretar o mais recente personagem, me faz pensar em por que fazer isso da forma mais verdadeira e é por isso que eu queria ser uma atriz em primeiro lugar. Para poder interpretar alguém que seja literalmente reinventado na tela, com todas as liberdades que traz, o que é uma oportunidade inacreditável. E adicionado a isso, para ser a primeira mulher nesse papel”, diz Jodie em entrevista ao ScreenRant. “Parece completamente esmagador, como feminista, como mulher, como atriz, como humana, como alguém que quer empurrar-se continuamente e desafiar-se, e não ser encaixotado pelo que lhe dizem que você pode e o que não pode ser. Parece incrível”, completa.
No Brasil, Doctor Who é exibido pela TV Cultura na TV aberta e pelo canal Syfy na TV paga.