Início Cinema 8 diferenças entre o livro e o novo filme de 'IT: A...

8 diferenças entre o livro e o novo filme de ‘IT: A Coisa’

Reunimos as oito principais mudanças feitas no roteiro de IT: A Coisa, do cineasta Andy Muschietti, em relação ao clássico literário de Stephen King.

Alerta de spoiler: detalhes importantes do livro e da adaptação mais recente para os cinemas da obra de Stephen King serão revelados neste texto. Se ainda não assistiu o filme e/ou pretende ler o livro e é sensível à spoilers, você tem a opção de salvar esta página nos seus favoritos e voltar para ler depois.

Cronologia

Atrações em cartaz no cinema revelam época da trama (Reprodução/Warner Bros.)
Atrações em cartaz no cinema revelam época da trama (Reprodução/Warner Bros.)

No livro IT, a trama se passa em dois períodos – o primeiro entre 1957 e 1958 e depois entre 1984 e 1985. No segundo filme do remake de IT: A Coisa veremos os personagens principais adultos e como suas vidas mudaram dentro e fora de Derry em pleno 2016. No primeiro filme, com eles ainda crianças, a história se passa em 1989 e como na cena da foto acima, é a época em que Batman e Máquina Mortífera 2 estão em cartaz no cinema de rua. Já no livro, filmes dos anos 50 são citados como A Múmia e I Was A Teenage Werewolf.

A Tartaruga

Tartaruga teria aparecido numa das cenas iniciais de IT: A coisa, segundo teoria de fãs (Reprodução/Warner Bros.)
Tartaruga teria aparecido numa das cenas iniciais de IT: A coisa, segundo teoria de fãs (Reprodução/Warner Bros.)

Outra mudança sobre o começo da história de IT: A Coisa é que não conhecemos a Tartaruga, uma peça importante da mitologia do universo literário de Stephen King. Todo o enredo em relação a esta personagem é melhor explicado na série A Torre Negra, mas ela surge no livro IT como o oposto da Coisa. Na obra literária, é a Tartaruga quem informa ao jovem Bill como se defender do Pennywise. No filme, apenas easter eggs foram apresentados e muito provavelmente foram notados por quem leu o livro – há uma rápida menção a tartarugas no lago em que os garotos tomam banho e também uma tartaruga feita de LEGO no quarto do Georgie. Há ainda uma teoria dos fãs que a Tartaruga estaria presente numa das primeiras cenas do filme – que também está presente no trailer – em que o irmão de Bill corre atrás do barquinho de papel (foto acima).

Transformações

Primeiro contato de Beverly com o Pennywise foi no banheiro (Reprodução/Warner Bros.)
Primeiro contato de Beverly com o Pennywise foi no banheiro (Reprodução/Warner Bros.)

Pennywise muda sua forma de acordo com o medo de suas vítimas. Com a mudança na cronologia, algumas formas apresentadas pelo palhaço para as crianças foram modificadas no filme. No livro, Ben vê uma múmia parecida com as que podiam ser vistas no filme de Boris Karloff que estava em cartaz na década de 50; em IT: A Coisa, o garoto vê uma pessoa de aparência monstruosa, consequência da explosão na Siderúrgica de Derry décadas atrás. Já Richie, ao invés de ser atormentado pelo lobisomem de I Was A Teenage Werewolf, que também estava em cartaz na época em que a trama se passava no livro, acaba se vendo dentro de uma sala cheia de esculturas de palhaços e o próprio Pennywise; Mike no livro vê um pássaro gigante enquanto no filme, vive o pesadelo da morte dos pais. As cenas da Beverly no banheiro e a aparição do Pennywise para Eddie no filme foram mais fiéis ao livro.

Primeiro jovens, depois adultos

Primeiro filme de It: A Coisa foca nos personagens ainda jovens (Reprodução/Warner Bros.)

Primeiro filme de It: A Coisa foca nos personagens ainda jovens (Reprodução/Warner Bros.)Outra diferença entre o novo filme e o livro é a linearidade da narrativa. Enquanto o longa dirigido por Andy Muschietti foca na história enquanto os personagens são ainda jovens e só no segundo filme mostrará eles adultos, no livro (e no telefilme de 1990) as duas épocas se intercalam ao longo da narrativa (jovens e adultos).

Orgia entre adolescentes

O Clube dos Perdedores reunido (Reprodução/Warner Bros.)
O Clube dos Perdedores reunido (Reprodução/Warner Bros.)

No livro, há uma cena de orgia entre a garotada com a justificativa de mantê-los unidos para conseguir sair do esgoto. Tanto no telefilme da década de 90 quanto no IT: A Coisa de 2017 a cena não foi gravada; no filme, para sair do esgoto, eles tiveram de travar a batalha final com o Pennywise. Sobre o livro, que foi publicado em 1984, Stephen King já falou em entrevistas que sabe o quanto o assunto é sensível, que há debates sobre isso hoje em dia – diferente daquela época – e que certamente se o livro fosse escrito nos dias atuais essa cena talvez não fizesse sentido estar ali escrita.

A batalha final

Pennywise escondido no esgoto (Reprodução/Warner Bros.)
Pennywise escondido no esgoto (Reprodução/Warner Bros.)

No livro, A Tartaruga ensina a Bill um ritual para derrotar o Pennywise. Mas como ela foi excluída do filme, a batalha final dos garotos com o palhaço foi modificada e resultou numa luta corporal e provocações corajosas para dar um fim na entidade que só as crianças até então conseguiam ver.

Ben conhece Derry como ninguém

Mike na biblioteca (Reprodução/Warner Bros.)
Ben na biblioteca (Reprodução/Warner Bros.)

Na obra literária IT, Mike continua morando em Derry e vira bibliotecário e um historiador da cidade. Ele cataloga todos os incidentes na cidade e cria o livro “Derry: A Look Through Hell’s Backdoor”. No filme, o livro já existe e na verdade quem é o único atento aos acontecimentos estranhos da cidade é Ben, que o procura na biblioteca para estudar mais afundo a história de Derry.

Pacto de sangue

Clube dos Perdedores promete voltar caso a Coisa volte a atacar (Reprodução/Warner Bros.)
Clube dos Perdedores promete voltar caso a Coisa volte a atacar (Reprodução/Warner Bros.)

Enquanto no telefilme de 1990 o pacto de sangue nunca existiu – eles apenas dão as mãos e prometem voltar a Derry caso a Coisa retorne – no filme a cena foi bastante fiel ao livro, exceto por uma pequena diferença; em IT: A Coisa, vemos Bill pegar um pedaço de vidro e cortar as mãos de cada membro do Clube dos Perdedores para fazer o juramento, enquanto no livro quem pega o pedaço de vidro e faz todo o procedimento é Stanley (ironicamente, o único que após adulto não retorna para Derry para combater a Coisa novamente).

- Publicidade -
Paulo Cavalcante
Paulo Cavalcantehttp://www.cafedeideias.com
Professor, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a sétima arte e a dramaturgia para as diferentes telas.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas do site



Mais lidas