Início Colunas Lari Pelo Mundo - Começando a viagem sem sair de casa

Lari Pelo Mundo – Começando a viagem sem sair de casa

Nos preparativos da nossa viagem, vamos começando sem sequer sair de casa. Hoje, uma boa dose de Irlanda e todos os porquês de se apaixonar por esse país.

Começando a Viagem

Uma viagem começa bem antes do momento em que se pisa no avião, tem toda a preparação que antecede aquele dia, todo o frio na barriga, os preparativos, e, claro, a nossa lição de casa: estudar sobre o nosso destino. Na verdade, as primeiras viagens que a gente pode fazer são essas, sem sair de casa, abrindo um livro (hoje em dia pc, celular, tablet… ) e viajando para vários lugares. A leitura e o conhecimento são viagens especiais e que são feitas de graça. Então, vamos começando a conhecer um pouco mais da nossa Ilha Esmeralda?!

(Imagem Retirada do Google)

A República da Irlanda fica na ilha Irlanda, que divide com a Irlanda do Norte, que fica a nordeste da República, onde ocupa 5/6 do território total. É uma república constitucional governada por democracia parlamentar. É um país desenvolvido e que tem o 11º melhor IDH do mundo (!!!), com democracia e liberdade extremamente evoluídas, sendo, ainda, o 5º no mundo em igualdade de gênero, e o mais caridoso da Europa. A divisão entre Irlanda e Irlanda do Norte já havia sido prevista na legislação britânica de 1921, mas foi com o tratado Anglo-Irlandês de 1922 que se pôs fim a Guerra promovida pelo Exército Republicano Irlandês, com o consequente estabelecimento do Estado Livre e autogovernado.  Com sua Constituição de 1937, a Irlanda se declarou o estado soberano Éire (Irlanda), se tornando uma república em 1949.

O clima da Irlanda é tido como ameno, variando de 4ºC no verão a 16ºC no inverno (nitidamente, o conceito de ameno deles difere bastante do conceito pernambucano) e chove. Chove muito, chove todo dia. O céu é quase sempre cinza. E quase não neva, sobretudo em comparação aos outros países da Europa mas, vez por outra, acontece (Vamos torcer para acontecer em novembro desse ano, tá?). A população é de pouco mais de 4,2 milhões de habitantes, sendo 1,7 deles residentes de Dublin, capital do país.

As línguas adotadas no país são o Gaélico e o Inglês.

(Imagem Retirada do Google)

Na verdade, existe uma grande valorização do gaélico, havendo sinalética bilíngue e inúmeros nomes pela cidade com essa origem. Exemplo disso é a Garda (polícia irlandesa) que, em gaélico, significa “Guardas da paz”. A maior parte da população da Irlanda, 86,8% é católica. É bom lembrar que a festa mais tradicional da Irlanda, St. Patricks Day, em 17.03, é uma festa em homenagem ao santo homônimo e que para o país com todos vestidos de verde pelas ruas.

(Reprodução/Universal Pictures)

Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de falar da cultura irlandesa, que ofereceu ao mundo grandes nomes como James Joyce, Oscar Wilde e a banda U2! Um dos símbolos do país são os trevos, que São Patrício havia utilizado para explicar a santíssima Trindade. Outro fato interessante é que o verde na bandeira irlandesa representa os cristãos da Irlanda. A pena de morte é constitucionalmente proibida e a discriminação é ilegal. Em 2010, foi reconhecida a união civil entre casais do mesmo sexo e em 2015 a Irlanda se tornou o primeiro país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo através do voto popular. Alguns filmes foram filmados na Irlanda: Casa Comigo, Ps. Eu te amo, Excalibur, Coração Valente, O resgate do soldado Ryan… Por fim, os esportes favoritos são: futebol, críquete e rugby (esporte no qual o país se destaca!)!

Bom, por hoje, eu vou ficando aqui, e na próxima semana trago novas curiosidades desse país tão evoluído e apaixonante!

Ah… e a primeira coisa que eu farei quando chegar lá é correr atrás do meu próprio Leprechaum para ganhar todo ouro que ele puder me oferecer (não entendeu?! Então vem que semana que vem eu explico!)

See you soon,

Xoxo.

Ps.: Se tiver algo que vocês queiram saber é só deixar nos comentários que respondo no próximo.

Pps.: Na Netflix tem uma série sobre os castelos da Irlanda, é só clicar aqui.

- Publicidade -
Larissa Ramos
Larissa Ramos
Bacharela em Direito, advogada e concurseira, apaixonada por séries, filmes, livros e música. Sonha com a chance de viver como atriz e se derrete com histórias de amor. Seu grande ícone é Audrey Hepburn.

2 COMENTÁRIOS

  1. Adorooooooo isso tudo !! Adoro ler sobre isso. Hahahaha
    Tenho muito vontade de fazer um intercâmbio, mais que para o momento não estar rolando ($$), rsrsrs.

    Enfim, quero acompanhar tudo aqui posta todos os detalhes, kakakaka

    Beijoooooooos’
    Ps: Voltei’

    • Que felicidade ter você de volta por aqui!!!! <3
      Eu também não imaginava a possibilidade de fazer isso agora, mas como falei aqui foi tudo uma grata surpresa! Mas todas as dicas eu posso passar! Qualquer dúvida é só perguntar e, enquanto isso, embarca comigo que eu vou dividir tudo!

      Beijos, Max, bem vindo de volta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas do site



Mais lidas