Começando a Viagem

Uma viagem começa bem antes do momento em que se pisa no avião, tem toda a preparação que antecede aquele dia, todo o frio na barriga, os preparativos, e, claro, a nossa lição de casa: estudar sobre o nosso destino. Na verdade, as primeiras viagens que a gente pode fazer são essas, sem sair de casa, abrindo um livro (hoje em dia pc, celular, tablet… ) e viajando para vários lugares. A leitura e o conhecimento são viagens especiais e que são feitas de graça. Então, vamos começando a conhecer um pouco mais da nossa Ilha Esmeralda?!

(Imagem Retirada do Google)

A República da Irlanda fica na ilha Irlanda, que divide com a Irlanda do Norte, que fica a nordeste da República, onde ocupa 5/6 do território total. É uma república constitucional governada por democracia parlamentar. É um país desenvolvido e que tem o 11º melhor IDH do mundo (!!!), com democracia e liberdade extremamente evoluídas, sendo, ainda, o 5º no mundo em igualdade de gênero, e o mais caridoso da Europa. A divisão entre Irlanda e Irlanda do Norte já havia sido prevista na legislação britânica de 1921, mas foi com o tratado Anglo-Irlandês de 1922 que se pôs fim a Guerra promovida pelo Exército Republicano Irlandês, com o consequente estabelecimento do Estado Livre e autogovernado.  Com sua Constituição de 1937, a Irlanda se declarou o estado soberano Éire (Irlanda), se tornando uma república em 1949.

O clima da Irlanda é tido como ameno, variando de 4ºC no verão a 16ºC no inverno (nitidamente, o conceito de ameno deles difere bastante do conceito pernambucano) e chove. Chove muito, chove todo dia. O céu é quase sempre cinza. E quase não neva, sobretudo em comparação aos outros países da Europa mas, vez por outra, acontece (Vamos torcer para acontecer em novembro desse ano, tá?). A população é de pouco mais de 4,2 milhões de habitantes, sendo 1,7 deles residentes de Dublin, capital do país.

As línguas adotadas no país são o Gaélico e o Inglês.

(Imagem Retirada do Google)

Na verdade, existe uma grande valorização do gaélico, havendo sinalética bilíngue e inúmeros nomes pela cidade com essa origem. Exemplo disso é a Garda (polícia irlandesa) que, em gaélico, significa “Guardas da paz”. A maior parte da população da Irlanda, 86,8% é católica. É bom lembrar que a festa mais tradicional da Irlanda, St. Patricks Day, em 17.03, é uma festa em homenagem ao santo homônimo e que para o país com todos vestidos de verde pelas ruas.

(Reprodução/Universal Pictures)

Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de falar da cultura irlandesa, que ofereceu ao mundo grandes nomes como James Joyce, Oscar Wilde e a banda U2! Um dos símbolos do país são os trevos, que São Patrício havia utilizado para explicar a santíssima Trindade. Outro fato interessante é que o verde na bandeira irlandesa representa os cristãos da Irlanda. A pena de morte é constitucionalmente proibida e a discriminação é ilegal. Em 2010, foi reconhecida a união civil entre casais do mesmo sexo e em 2015 a Irlanda se tornou o primeiro país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo através do voto popular. Alguns filmes foram filmados na Irlanda: Casa Comigo, Ps. Eu te amo, Excalibur, Coração Valente, O resgate do soldado Ryan… Por fim, os esportes favoritos são: futebol, críquete e rugby (esporte no qual o país se destaca!)!

Bom, por hoje, eu vou ficando aqui, e na próxima semana trago novas curiosidades desse país tão evoluído e apaixonante!

Ah… e a primeira coisa que eu farei quando chegar lá é correr atrás do meu próprio Leprechaum para ganhar todo ouro que ele puder me oferecer (não entendeu?! Então vem que semana que vem eu explico!)

See you soon,

Xoxo.

Ps.: Se tiver algo que vocês queiram saber é só deixar nos comentários que respondo no próximo.

Pps.: Na Netflix tem uma série sobre os castelos da Irlanda, é só clicar aqui.

2 COMENTÁRIOS

  1. Adorooooooo isso tudo !! Adoro ler sobre isso. Hahahaha
    Tenho muito vontade de fazer um intercâmbio, mais que para o momento não estar rolando ($$), rsrsrs.

    Enfim, quero acompanhar tudo aqui posta todos os detalhes, kakakaka

    Beijoooooooos’
    Ps: Voltei’

    • Que felicidade ter você de volta por aqui!!!! <3
      Eu também não imaginava a possibilidade de fazer isso agora, mas como falei aqui foi tudo uma grata surpresa! Mas todas as dicas eu posso passar! Qualquer dúvida é só perguntar e, enquanto isso, embarca comigo que eu vou dividir tudo!

      Beijos, Max, bem vindo de volta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here