Deserto: dos criadores de ‘Gravidade’, longa ganha trailer e cartaz nacional

Filme acompanha um grupo de pessoas que tenta atravessar a fronteira do México com os Estados Unidos, buscando uma nova vida no país do norte.

Deserto (Divulgação/Esfera Filmes)
Deserto (Divulgação/Esfera Filmes)

A Esfera Filmes divulgou um cartaz nacional e um trailer do filme Deserto, produção dirigida por Jonas Cuarón que chega aos cinemas no dia 2 de novembro. A produção é estrelada por Gael García Bernal e Jeffrey Dean Morgan, com produção de Alfonso Cuarón, criador do vencedor do Oscar “Gravidade”.

O filme acompanha Moises (Gael García Bernal) que junto a um grupo de pessoas, tenta atravessar a pé a fronteira do México com os Estados Unidos, buscando uma nova vida no Norte. No caminho eles se deparam com um solitário homem, Sam (Jeffrey Dean Morgan), que patrulha por sua própria conta a fronteira e se diverte em sua caça aos imigrantes. Todos terão de achar um jeito de sobreviver nessa paisagem incrivelmente brutal antes do deserto consumi-los.

Lançado no Festival de Toronto, o filme foi rodado ao longo de 10 semanas sob o sol escaldante do deserto de Baja California Sul. Não era raro haver desmaios do casting ao preparar as cenas de ação.

O personagem central interpretado por Jeffrey Dean Morgan (The Walking Dead) é um patrulheiro inspirado no Minutemen Project, uma espécie de milícia armada que se autoproclama vigiante da fronteira entre Estados Unidos e México, acertando com armas de longo alcance os imigrantes que tentam cruzá-la.

“Meu desejo foi criar um filme que envolvesse o público de uma forma visceral, que fosse uma experiência catártica, e que ao mesmo tempo permitisse refletir sobre um tema tão complicado como a imigração”, disse Jonas Cuarón, diretor do longa que foi lançado em festival pouco antes da eleição de Donald Trump para a presidência americana. “O deserto não conhece nacionalidades, países nem fronteiras. Ali, todos são iguais, e são tantos os perigos que não conseguia tirar essa história da cabeça, precisava contá-la”, completa.

Assista ao trailer:

O filme que levou sete anos para ficar pronto é o segundo longa dirigido por Jonás Cuarón, indicado ao Oscar pelo roteiro de Gravidade”. Em entrevista ao El País, o diretor justifica a opção por poucos diálogos e muita ação: “Meu desejo era fazer um filme que prendesse o público na poltrona”.

Confira o cartaz nacional do filme:

Cartaz do filme "Deserto" (Divulgação/Esfera Filmes)
Cartaz do filme “Deserto” (Divulgação/Esfera Filmes)

Um segundo cartaz também foi divulgado, estampando o personagem de Gael Garcia Bernal e uma arte de Donald Trump, com a escritura “Bem-vindo à terra da liberdade”, fazendo uma alusão ao cerco fechado pelo presidente americano contra a imigração.

Confira:

Cartaz do filme "Deserto" (Divulgação/Esfera Filmes)
Cartaz do filme “Deserto” (Divulgação/Esfera Filmes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here