Academia do Oscar cancela prêmio para melhor filme popular

Após críticas, Academia evita confusão e adia a introdução da categoria de Melhor Filme Popular no Oscar 2019.

Oscar (Foto: Reprodução)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está adiando a introdução da nova categoria de “Melhor Filme Popular” na 91ª edição do Oscar, que acontece em 24 de fevereiro de 2019.

Segundo o THR, a Academia fez o anúncio nesta quinta-feira (06) após uma reunião do conselho de administração, que está arquivando a ideia por enquanto e não lançará o novo prêmio proposto no próximo Oscar. Segundo a publicação, a Academia ainda pretende continuar a discussão acerca da ideia do novo prêmio, e “examinará e buscará informações adicionais sobre a nova categoria”.

O anúncio da Academia responsável por definir os indicados e vencedores do Oscar explicou ainda que implementar o novo prêmio nove meses após o início do ano “criou desafios para filmes que já foram lançados”. A Academia não forneceu nenhum cronograma para quando mais detalhes sobre o novo prêmio pudessem ser decididos.

Em nota, Dawn Hudson, CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, repercutiu as discussões do público e imprensa acerca do anúncio da criação da nova categoria.

“Tem havido uma ampla gama de reações à introdução de um novo prêmio, e reconhecemos a necessidade de mais discussões com nossos membros. Nós fizemos mudanças no Oscar ao longo dos anos – incluindo este ano – e continuaremos a evoluir, respeitando também o incrível legado dos últimos 90 anos”

A criação da categoria de Melhor Filme Popular no Oscar

No mês passado, o conselho de diretores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas votou pela criação do novo prêmio, que reconheceria “conquistas extraordinárias em filmes populares”. Porém, não foram definidos os critérios ou o processo de votação que seriam usados ​​para determinar quais filmes seriam elegíveis e como eles seriam selecionados, complicando a vida de estúdios e distribuidoras que precisam traçar seus planos para a temporada de premiações do ano que vem.

A novidade também seria introduzida para estancar a fuga de espectadores da cerimônia do Oscar na TV, cuja audiência cai a cada edição. O novo prêmio para filmes populares daria a oportunidade de sucessos de bilheteria como filmes da Marvel, Star Wars, do Universo DC entre outros tivessem lugar na premiação e chamassem a atenção do público.

A Academia ainda falou sobre as mudanças na cerimônia. Recentemente, foi anunciado que algumas categorias passarão a ser apresentadas nos intervalos comerciais e os vencedores seriam anunciados com uma gravação, em algum momento da premiação, de forma editada e rápida. Agora, mais detalhes foram dados – seis a oito categorias serão afetadas pela decisão e espera-se que sejam categorias de técnicas e de curta-metragem. Porém, a Academia afirmou que posteriormente haverá uma rotatividade, para que ninguém se sinta afetado pelo pouca visibilidade que essas categorias e seus nomeados passarão a ter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui