Início Cinema Suspiria: novo horror de Luca Guadagnino deixa a crítica dividida em Veneza

Suspiria: novo horror de Luca Guadagnino deixa a crítica dividida em Veneza

Remake do clássico de 1977 ainda não tem data de estreia no Brasil, mas é um dos filmes mais aguardados da temporada.

Suspiria (Divulgação/Amazon Studios)
Suspiria (Divulgação/Amazon Studios)

O remake do clássico Suspiria dirigido por Luca Guadagnino (“Me Chame Pelo Seu Nome”) fez sua estreia no Festival de Veneza e deixou a crítica dividida.

No Rotten Tomatoes, um dos mais importantes agregadores de críticas, a nova versão de Suspiria abriu com 62% de aprovação com 13 críticas publicadas – 8 positivas e 5 negativas.

Apesar da aprovação mista, o longa sustenta nota de 8,6, que pode ser considerada bastante expressiva. Para título de comparação, “Nasce Uma Estrela” – novo longa com Bradley Cooper e Lady Gaga – também fez sua estreia no Festival de Veneza e possui até agora nota 7,5, mesmo com 95% de aprovação. São números bastantes controversos justificados pelo algoritmo do Rotten Tomatoes.

Segundo o britântico Sunday Express, parte do público abandonou a sessão de Suspiria por considerar o filme muito sangrento e perturbador. Quem sobreviveu até o fim da sessão, aplaudiu o longa de pé.

O The Guardian, que deu 3 estrelas ao remake de Suspiria, elogiou. “Há momentos espertos de medo e arrepios subliminares de inquietação, as sequências de dança são boas e, é claro, Guadagnino nunca poderia ser outra coisa senão um cineasta inteligente”. Ainda assim, acrescentou: “mas este é um filme estranhamente sem paixão”.

O Telegraph deu cinco estrelas, dizendo: “Suspiria desenha uma linha complexa e provocativa através da fé, política, dança e, sim, feitiçaria; em todos os casos, de um grupo de mentes resolutas pode nascer algo mais poderoso e perigoso do que elas próprias”.

A Time Out concordou, escrevendo: “Os fãs tradicionais de terror não ficarão satisfeitos: quase transgressivamente, Guadagnino desprezou os choques, até mesmo o medo. Mas no lugar deles, ele aumentou a estranheza exótica e criou um filme no qual você pode se perder”.

A revista TIME, no entanto, não aprovou o filme. “Esta nova Suspiria é branda, horrível, chata e boba. Não há nada de poético ou erótico nisso”, publicou.

Suspiria: do clássico de 77 ao remake de Guadgnino

Remake do clássico de 1977, Suspiria conta com Dakota Johnson, Tilda Swinton e Chloe Grace Moretz no elenco. Segundo o Express, Johnson revelou que ela teve que fazer terapia quando as gravações terminaram, por causa da natureza inquietante do filme.

No filme, Susie Bannion (Dakota Johnson), uma jovem bailarina americana, vai para a prestigiada Markos Tanz Company, em Berlim. Ela chega assim que Patricia (Chloë Grace Moretz) desaparece misteriosamente. Tendo um progresso extraordinário, com a orientação de Madame Blanc (Tilda Swinton), Susie acaba fazendo amizade com outra dançarina, Sara (Mia Goth), que compartilha com ela todas suas suspeitas obscuras e ameaçadoras.

Até o momento, Suspiria não tem data de estreia no Brasil. Nos EUA, o filme chega aos cinemas em 2 de novembro de 2018, antes de entrar para o catálogo do Amazon Prime Video.

Assista o trailer:

 

- Publicidade -
Paulo Cavalcante
Paulo Cavalcantehttp://www.cafedeideias.com
Professor, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a sétima arte e a dramaturgia para as diferentes telas.

1 COMENTÁRIO

  1. Espero que o enredo do remake seja melhor. Não querendo desmerecer o trabalho do original (ambientação e cenografia nota 1000), mas o longa de 1977 deixa a desejar pelo roteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Em alta