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Em Chamas | Crítica

Longa baseado no conto de Haruki Murakami explora a obscuridade dos relacionamentos humanos.

Em Chamas (Divulgação/Pandora Filmes)
Em Chamas (Divulgação/Pandora Filmes)

Separados desde a adolescência, Jongsu (Ah-In Yoo) e Haemi (Jong-Seo Jeon) se encontram ao acaso em uma rua movimentada no centro da Coréia do Sul. Ele trabalha dirigindo um pequeno caminhão e entregando mercadorias, ela faz um bico de garota-propaganda em frente à uma loja. Haemi é direta e esbanja energia na mesma proporção que Jongsu é introvertido e cheio de incertezas ao se expressar; e após alguns encontros, a amizade de anos atrás os une novamente, embora fique claro que o jovem deseja algo a mais do relacionamento.

Quando Haemi parte em uma viagem à África somos apresentados ao dia a dia de Jongsu, que vê-se obrigado a voltar para o vilarejo onde cresceu e cuidar do pequeno sítio do pai, que está preso, e com o qual não fala. Semanas depois, após receber uma ligação da jovem para que a busque no aeroporto, Jongsu é surpreendido por uma companhia inesperada: o misterioso Ben, interpretado com sofisticação e frieza calculada por Steven Yeun (The Walking Dead) é a terceira peça desse quebra-cabeça. Um jovem rico com pronunciado ar ocidental, Ben se torna automaticamente uma ameaça à Jongsu, não só competindo pelas atenções de Haemi como expondo-o a carros importados, dinheiro, e um nível de luxo infinitamente acima da sua realidade.

Como descobriremos mais tarde, quase nada no universo criado pelo diretor Lee Chang-Dong (Miryang, Poesia) e pela roteirista Jung-mi Ohbaseado no conto de Haruki Murakami é o que parece ser, ou ainda, seus elementos possuem vários níveis de significado; assim como seus personagens: Jongsu é, na verdade, um aspirante a romancista, e Haemi faz curso de mímica para se tornar atriz. Ben, por sua vez, mesmo após uma revelação inesperada, permanece quase que todo o tempo nas sombras.

A belíssima fotografia de Hong Kyung-pyo faz o melhor uso possível das paisagens rurais da Coréia do Sul, com planos abertos que englobam horizontes infinitos e pores do sol que explodem em cor, ao mesmo tempo que consegue refletir a solidão, o isolamento e a intimidade entre os personagens, apoiada em fortes atuações do trio principal de atores. Lee Chang-Dong consegue o feito de transpor para a tela o tom único e preciso da literatura de Murakami, com um longa que é uma exploração de desejos não ou parcialmente consumados, de frustração, do abismo entre classes, relações familiares e tantos outros tópicos, transformando-se em thriller e culminando em um desfecho arrebatador. E essa é a melhor maneira de assistir Em Chamas, vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Cannes desse ano e o escolhido para representar a Coréia do Sul na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2019: sem saber bem o que esperar e sendo brilhantemente surpreendido.

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Evie Diane
Evie Diane
Cresceu vendo filmes ao invés de brincar na rua. Fã de ir ao cinema sozinha. Denis Villeneuve, Steve McQueen, Luca Guadagnino, Woody Allen, Christopher Nolan, Olivier Assayas.

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