- Publicidade -

Daniel Radcliffe se pronuncia após declaração transfóbica de autora de Harry Potter

Intérprete do bruxo nos oitos filmes da franquia pediu ainda que fãs não cancelem a saga.

Daniel Radcliffe, intérprete do Harry Potter nos cinemas, se pronunciou sobre comentários da autora J. K. Rowling (foto: Reprodução)
Daniel Radcliffe, intérprete do Harry Potter nos cinemas, se pronunciou sobre comentários da autora J. K. Rowling (foto: Reprodução)

- PUBLICIDADE -

O ator Daniel Radcliffe, intérprete do bruxo Harry Potter nos cinemas, se pronunciou sobre as declarações transfóbicas da escritora J. K. Rowling nas redes sociais. No último sábado (06), a autora da saga literária que deu origem a franquia de oito filmes fez comentários que excluía as mulheres trans do movimento feminista.

“Mulheres trans são mulheres”, escreveu o ator no site do Trevor Project, uma organização que intervém em momentos de crise e busca a prevenção de suicídios de pessoas da comunidade LGBT+.

“Qualquer declaração ao contrário apaga a identidade e a dignidade de pessoas transgênero e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência no assunto que Jo ou eu”, disse, referindo-se a autora da saga Harry Potter.

O que disse J. K. Rowling e o posicionamento de Daniel Radcliffe

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em uma série de publicações em seu Twitter, que você pode ver aqui, J. K. Rowling fez declarações que incomodaram os fãs da saga Harry Potter e a comunidade LGBT+, sendo acusada pelos internautas de ter feito comentários transfóbicos.

Se sexo não é real, então não existe atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida pelas mulheres globalmente é apagada. Eu conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a habilidade de muitas a discutir suas vidas significativamente”, declarou a escritora.

E continuou: “Não é ódio falar a verdade. Eu respeito o direito de todas as pessoas trans a viver da forma que for autêntica e confortável para elas. Eu marcharia em protestos com vocês caso fossem discriminadas por serem pessoas trans. Ao mesmo tempo, minha vida foi podada por ser uma mulher. Eu não acredito que dizer isso seja propagar ódio.

Daniel Radcliffe, intérprete do Harry Potter, prestou o seu apoio às pessoas trans e repudiou as declarações da escritora J. K. Rowling. O ator aproveitou para pedir aos fãs que não “cancelem” a saga Harry Potter, tentando dissociar o produto escrito por J. K. Rowling de suas convicções.

“Espero de verdade que vocês não percam totalmente o que foi valioso nessas histórias para vocês. Se esses livros ensinaram que amor é a maior força do universo, capaz de superar qualquer coisa; se eles ensinaram que a força é encontrada na diversidade, e que ideias dogmáticas de pureza levam a opressão de grupos vulneráveis; se vocês acreditam que um personagem em particular é trans, não-binário, ou tem gênero fluido, ou é gay ou bissexual; se você encontrou qualquer coisa nessas histórias que ressoou em você e ajudou em qualquer momento de sua vida — então isso é entre você e o livro que você leu, e isso é sagrado.”

 – Daniel Radcliffe

O ator ainda defendeu a causa trans, revelando que 78% dos jovens transgêneros e não-binários revelam que foram vítimas de discriminação relacionada a sua identidade de gênero. Daniel Radcliffe enfatizou a necessidade de apoiar essas pessoas e não invalidar suas identidades, além de evitar que danos lhes sejam causados.

Astros de Harry Potter e famosos fazem leitura pública de livro da saga

Daniel Radcliffe foi o primeiro artista a integrar o time do projeto “Harry Potter at home”, que terá famosos fazendo uma leitura de partes do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

Além de Radcliffe, famosos como David Beckham, Dakota Fanning, Eddie Redmayne, Stephen Fry, Claudia Kim e Noma Dumezweni foram confirmados no projeto. O intérprete do Harry Potter deu início ao projeto lendo o primeiro capítulo do livro, “O Menino que Sobreviveu”, e pode será conferido no site oficial do Wizarding World.

Confira o anúncio do projeto:

Onde assistir os filmes do Harry Potter

Os filmes da saga Harry Potter estão disponíveis no Telecine Play e na Netflix, dois dos principais serviços de streaming que atuam no Brasil. Mais atenção: as plataformas não possuem em seu catálogo a saga completa do bruxo.

Confira na lista abaixo onde assistir cada filme:

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal – Telecine Play
  • Harry Potter e a Câmara Secreta – Telecine Play
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban – Telecine Play
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo – Telecine Play
  • Harry Potter e a Ordem da Fênix – Netflix
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe – Telecine Play
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 1 – Telecine Play e Netflix
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2 – Telecine Play e Netflix

*A disponibilidade dos filmes no catálogo da Netflix e Telecine Play se refere ao dia da publicação desta nota. Devido a acordos contratuais, os filmes podem ficar indisponíveis nas plataformas citadas ou passarem a ser disponibilizadas em outro serviço de streaming.

- PUBLICIDADE -
Paulo Cavalcante
Paulo Cavalcantehttp://www.cafedeideias.com
Professor, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a sétima arte e a dramaturgia para as diferentes telas.
Leia mais em:

Conteúdo relacionado:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here