- Publicidade -

Fãs de Harry Potter cancelam a autora J.K. Rowling após comentários transfóbicos

Autora da saga do famoso bruxo questionou título de artigo inclusivo e acabou sendo massacrada por fãs na web.

Fãs de Harry Potter acusam J.K. Rowling de transfobia (foto: Reprodução)
Fãs de Harry Potter acusam J.K. Rowling de transfobia (foto: Reprodução)

- PUBLICIDADE -

J.K. Rowling, criadora do fenômeno literário Harry Potter, foi cancelada na internet neste sábado (06) após publicar comentários numa rede social que os fãs da saga consideraram como transfóbicos. O fato acontece no momento em que se comemora o mês do Orgulho LGBT. Essa não é a primeira vez que J. K. Rowling tem um posicionamento questionável quando o assunto é pessoas trans.

Em 2019, a autora de Harry Potter e também roteirista da saga “Animais Fantásticos” foi acusada de transfobia depois de defender Maya Forstater, pesquisadora que se mostrou contra uma legislação que permitiria que pessoas trans se identificassem com gêneros diferentes de seu registro de nascimento. Por causa do seu posicionamento, Maya acabou demitida do seu emprego, divulgou o Uol.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“Vista-se como quiser. Chame a si mesmo do jeito que preferir. Durma com qualquer adulto que puder consentir e quiser você. Viva a sua vida da melhor forma, em paz e em segurança. Mas tirar as mulheres de seus empregos por dizerem que sexo biológico é algo real?”, indagou J. K. Rowling na ocasião, deixando muitos fãs incomodados com a sua postura.

J.K. Rowling decepciona fãs de Harry Potter mais uma vez e é cancelada

Nas redes sociais, os termos “Harry Potter” e “J. K. Rowling” estiveram entre os assuntos mais comentados da noite de sábado (06) e seguindo por toda a madrugada do domingo (07). A maioria dos comentários eram de fãs decepcionados com uma nova declaração da autora da série de livros do famoso bruxo. O ator Daniel Radcliffe, intérprete do bruxo Harry Potter nos cinemas, também se pronunciou sobre o assunto e saiu em defesa das pessoas trans.

Rowling compartilhou um artigo de um site com o título “Criando um mundo pós-COVID-19 mais igual para as pessoas que menstruam“. A escritora então comentou: “‘Pessoas que menstruam.’ Eu tenho certeza que costumava a existir uma palavra pra essas pessoas. Alguém me ajude a descobrir.

Os fãs, principalmente aqueles que pertencem a comunidade LGBTQIA+, questionaram a publicação da autora. Alguns até solicitaram que Rowling repensasse o que escreveu e apagasse a publicação.

A autora de Harry Potter então foi mais adiante e publicou:

Se sexo não é real, então não existe atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida pelas mulheres globalmente é apagada. Eu conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a habilidade de muitas a discutir suas vidas significativamente. Não é ódio falar a verdade. Eu respeito o direito de todas as pessoas trans a viver da forma que for autêntica e confortável para elas. Eu marcharia em protestos com vocês caso fossem discriminadas por serem pessoas trans. Ao mesmo tempo, minha vida foi podada por ser uma mulher. Eu não acredito que dizer isso seja propagar ódio.

Após a declaração, a escritora recebeu uma enxurrada de críticas dos internautas, que chegaram a acusar Rowling de ser transfóbica.

“Inacreditável que Harry Potter saiu dessa mulher”, escreveu um internauta. “Que desgosto a JK Rowling, meu Deus. Minha senhora saia do Twitter pare de ser ignorante transfóbica”, escreveu outra internauta na rede social de microblog.

“Você é um idiota incrível. Realmente não entendo como alguém que admiro tanto poderia ser tão ignorante. Realmente decepcionante. Adeus a esse fã oficialmente”, respondeu uma fã a declaração da escritora.

“Triste em saber que esse bb [livro de Harry Potter] foi escrito por alguém preconceituoso. Desculpa JK Rowling, mas não consigo mais passar pano pra você. Só sei sentir tristeza nesse momento, uma enorme tristeza”, declarou uma fã no Twitter.

Confira a repercussão:

Confira as publicações de J. K. Rowling:

- PUBLICIDADE -
Paulo Cavalcante
Paulo Cavalcantehttp://www.cafedeideias.com
Professor, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a sétima arte e a dramaturgia para as diferentes telas.
Leia mais em:

Conteúdo relacionado:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here