Tue. Jun 21st, 2022

ordea, por sua vez, estimou que os preços dos apartamentos de um quarto podem até cair em 2022-2023.

Os preços das casas continuaram a aumentar no primeiro semestre deste ano, embora a um ritmo mais lento do que no ano passado. O Nordea destacou, no entanto, que o valor do crédito à habitação contraído pelas famílias continua superior ao dos anos anteriores à pandemia de coronavírus, apesar do decréscimo verificado este ano.

Outro aspecto notável do desenvolvimento recente é que o apelo da região da capital parece ter diminuído, com os maiores aumentos ocorrendo em cidades como Tampere, Turku e Oulu.

“Na região da capital, os preços das casas estão sendo pressionados pela baixa demanda por apartamentos de um quarto, um aumento significativo na oferta devido à construção e perda de migração interna”, listou Juho Kostiainen, economista da Nordea.

“O crescimento mais rápido ficou para trás. Os preços dos estúdios até começaram a cair um pouco, e o aumento nos preços das casas isoladas se estabilizou.”

O OP Financial Group estimou que a pandemia de coronavírus parece ter invertido a tendência de queda dos preços das casas na maioria das províncias, pelo menos temporariamente.

“O aumento dos preços das casas foi distribuído de forma mais uniforme do que anteriormente nas primeiras partes do ano. Em abril, o aumento dos preços das casas foi mais rápido fora das maiores cidades, em média. Além disso, os preços das casas na região da capital aumentaram mais lentamente do que em outras partes do país nos últimos meses. No entanto, não há sinais de nenhuma mudança significativa na megatendência da urbanização”, observou Joona Widgrén, economista do OP.

A Nordea alertou que as taxas de juros começaram a subir e parecem prontas para continuar assim nos próximos anos. A Euribor 12, a taxa de referência mais comum para empréstimos à habitação na Finlândia, subiu para quase 0,96 por cento na terça-feira, representando um aumento de quase 1,5 ponto percentual desde o início do ano.

A expectativa do mercado é que a taxa atinja a marca de dois por cento dentro de um ano.

O OP Financial Group calculou que um aumento de um ponto nas taxas de juros poderia desacelerar os aumentos nos preços das casas em dois pontos.

Kostiainen lembrou que um aumento nas taxas de juros ajudará a manter os preços das casas e o consumo das famílias sob controle, limitando a quantidade de dinheiro que os mutuários de hipotecas podem gastar em habitação e outras formas de consumo. O custo da habitação também aumentou devido aos altos preços da energia e à incerteza geral causada pela invasão russa da Ucrânia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *