Lupin esteve entre as séries mais assistidas da Netflix em 2021. A produção que é francesa, conta a história do famoso ladrão Arsène Lupin. Por conta de toda história se passar na França, muitas pessoas acabaram se apaixonando pelo visual deslumbrante do país.
Arsène Lupin não é qualquer ladrão. Na verdade, ele é conhecido por ser um “ladrão gentil” e seu principal objetivo é se vingar de uma família de ricos e poderosos, devido a uma injustiça que estes cometeram contra o pai de Lupin.
No elenco da série temos como o Lupin o cativante ator Omar Sy, além de Mamadou Haidara (como o jovem Lupin), Ludivine Sagnier (Claire), Etan Simon (Raoul), Clotilde Hesme (Juliette Pellegrini), Shirine Boutella (Lieutenant Sofia Belkacem), Hervé Pierre (Hubert Pellegrini); entre outros atores franceses.
Quer entender o porquê de a série ter sido um dos grandes destaques da Netflix? Confira logo abaixo dez curiosidades da série Lupin!
1. Inspirada em um livro
Escrito em 1905 por Maurice Leblanc, o elegante ladrão Lupin tem como característica principal roubar apenas dos franceses ricos e burgueses, exatamente pessoas que acumulam fortuna de uma forma suspeita.
2. Herlock Sholmes é um nome que te parece comum?
Em muitas das histórias de Maurice Leblan, Lupin é desafiado por um tal de Herlock Sholmes, considerado o melhor detetive de todos os tempos. No entanto, por conta da astúcia de Arsène Lupin, Herlock acaba sempre sendo derrotado pelo ladrão.
A verdade é que Leblanc decidiu embaralhar o nome de Sherlock Holmes após o criador do personagem, Sir Arthur Conan Doyle, não achar graça nenhuma do uso do detetive Londrino em seus livros.
3. A troca de uma letra
No começo o sobrenome de Arsène era escrito Lopin no livro, com a letra o. Todavia, foi alterado para Lupin com a vogal u, após um político francês da época reclamar da estranha coincidência.
4. Contos para o jornal
O livro que narra as aventuras de Lupin tem nove capítulos, sendo que as histórias funcionam praticamente de forma independente uma da outra. Estes capítulos inicialmente foram publicados em jornal francês da época e depois de todos reunidos, eles acabaram formando o livro que hoje é tão conhecido.
5. Um dos maiores ícones da literatura francesa
Um dos grandes motivos para o sucesso da série deve estar relacionado à fama que Lupin tem na França. Ele que é conhecido como um tipo de Robin Hood, sendo considerado um dos maiores ícones da cultura literária francesa. Aliás, é comum que na França as crianças lerem as suas histórias durante os anos escolares.
6. Livro versus série
Como já citado anteriormente, o livro de Maurice Leblanc é usado como inspiração para a série do personagem homônimo. Caso você queira também conhecer mais das obras que contam a história do Robin Wood francês, temos algumas referências:
- Roubo do colar (episódio 1) que é retomada nocapítulo 5: a história é contada no primeiro dos livros, chamado de O Ladrão de Casaca. Já na série, Lupin está infiltrado como zelador do Louvre e deseja realizar a sua vingança, roubando o centenário colar que pertenceu à Maria Antonieta;
- O segundo episódio da série está fortemente relacionado às histórias de A Prisão de Arsène Lupin,Arsène Lupin na PrisãoeA Evasão de Arsène Lupin. Para relembrar da série: a história do pai de Lupin é apresentada, além do seu misterioso suicídio dentro da prisão;
- Já a segunda metade da primeira temporada é inspirada nos contos que estão no segundo livro publicado por Maurice Leblanc: Arsène Lupin contra Herlock Sholmes.
7. O personagem já está há muito tempo na TV e no cinema
Engana-se quem acha que Arséne Lupin foi apenas adaptado agora para TV. O ladrão de casaca já esteve produções do cinema francês, alemão e inglês; marcando presença, também, em Hollywood e na TV argentina.
Por conta do grande sucesso do personagem, na década de 30, os estúdios americanos da MGM decidiram lançar a sua própria adaptação cinematográfica da obra de Leblanc. O filme, estrelado pelos atores JohneLionel Barrymore, contava a história de um detetive encarregado de capturar o misterioso Arsène Lupin.
Já, décadas depois, foi a vez da Argentina tentar a sorte com o ator Narciso Ibáñez Mentainterpretando o personagem, mas a produção acabou não tendo muito sucesso.
Além disso, um mangá e um anime também foram produzidos usando o nome do personagem. A boa notícia é essas produções foram grandes sucessos, ainda que com adaptações da história.
8. Omar Sy quebrando barreiras
Como mencionado acima, Lupin, o personagem criado por Maurice Leblanc, já teve diversas adaptações antes como filmes, séries e anime. Mas é a primeira vez que Arsène Lupin é interpretado por um ator negro.
9. Omar Sy quebrando barreiras II
Um dos atores mais bem sucedidos do cinema francês atual, Omar Sy não dá somente uma personalidade encantadora a Lupin. Ele é um dos produtores da série, motivo a mais para celebrar o porquê de a produção ser tão reconhecida e aclamada.
10. Injeção de parafina
Originalmente, o personagem dos livros, para suas transformações físicas, usava injeções de parafina para inchar a pele e suco de quelidônio para provocar o efeito de dermatose. Ainda bem que nesse quesito o Lupin da série tem acesso às melhores técnicas de maquiagem!
11. Terceira temporada confirmada!
Com uma terceira temporada a caminho de estrear na Netflix, com certeza, não faltam motivos para assistir essa produção francesa de sucesso!
E você, quais das curiosidades da série Lupin te causou mais surpresa? Deixe nos comentários para sabermos mais!